Psicologia nos hospitais


Quando alguém da família fica doente, muda todo o sistema familiar. A família e, principalmente, o paciente ficam sujeitos as regras do hospital, sem contar o sofrimento do doente. O paciente perde sua autonomia e, frequentemente, depende de outra pessoa para executar tarefas simples como tomar um banho.
O psicólogo hospitalar vem para contribuir, fazer uma escuta direcionada para doença e internação, verificar se o paciente esta sendo bem atendido, recebendo visitas e como esta lidando com a internação e sua patologia. Essa escuta pode ser com o paciente, bem como seus familiares.
No caso de crianças internadas o acompanhamento pode ser feito com brincadeiras. Pacientes cirúrgicos são atendidos antes e depois da cirurgia, pois é feito um preparo para a cirurgia e no segundo momento, um acolhimento pós cirúrgico. Tal profissional pode ter, também, outras atribuições num hospital.
Acolhimento, palavra forte e de imensa importância num ambiente hospitalar. Necessária em todos os setores e também em todos os profissionais de um hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário