Drogas o que observar?

Fui convidada pela TV Rio Sul, no dia 21/10/2010, a fim de falarmos das mudanças que ocorrem no adolescente quando ele inicia o uso de drogas.
A entrevista pode ser apreciada no link a seguir
http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_272441.asp
e para complementar e esclarecer melhor reservo esse espaço.
Então, como na reportagem sugiro três características básicas:
1) Isolamento: o jovem evita o contato com os pais, ou responsáveis, evita café da manhã, almoço, evita finais de semana em família;
2)Rendimento escolar cai: o rendimento escolar em queda, pode representar outras questões para o jovem, sempre que isso ocorre, os pais devem esta atentos ao que esta acontecendo. Pode ser depressão, buling, dificuldades sociais, uso de álcool ou outras drogas, bem como diversas outras coisas.
3)Agressividade: por estar evitando contato, o jovem se torna mais arredio, com respostas ríspidas. Com o passar do tempo o comportamento agressivo pode evoluir para agressões mais severas como agressão física.
Outras características também podem ser observadas como;
4)Apetite: dependendo da droga de eleição, como a maconha o apetite costuma ser aumentado, conhecida pelos usuários como 'larica', e outras drogas como crac ou cocaína o apetite é reduzido.
5)Amigos: o ciclo de amizade vai se modificando, ele passa a valorizar outros amigos, aqueles que costumavam a frequentar a casa não aparecem mais e outros vão chegando.
6)Sono: assim como no caso do apetite, conforme a droga de eleição ele pode ter sono em demasia bem como pode começar a sofrer de insonia entre outros transtornos do sono.
Observando essas características, o que fazer???
Os pais e responsáveis devem procurar ajuda de um profissional a fim de esclarecer suas dúvidas, confirmado o uso ou o risco, seria prudente iniciar um tratamento assim que possível.
O jovem usuário de droga não é um marginal criminoso, trata-se de uma pessoa que precisa de ajuda e atenção urgentemente.
Existem diversas formas de ajudar. Além de psicoterapia, atendimento psiquiátrico, que é indicado em alguns casos, existem clínicas de ONGs, oferecem atendimento gratuito, centros de convivência que também oferecem auxilio, existem clínicas de reabilitação particulares,
A informação é a principal aliada no combate ao uso de drogas! mas é a informação verdadeira e não fantasiosa, pois se inventamos coisas mirabolantes, o jovem não acreditará mais em você e se tornará um alvo vulnerável das drogas.
Evite a síndrome do avestruz (esconder para não ver a realidade)
Diga não as drogas!!
Forte abraço