Entrevista de trabalho



Não é incomum, alguém que conhece ou é amigo de um psicólogo pedir conselhos de como se portar em uma entrevista de trabalho.


O problema é: não há dica, não há um padrão. Tudo é relativo, tudo pode ou não ser relevante.


Mas não é para filosofarmos que escrevo essa pequena matéria, mas é para esclarecer que quando buscamos um trabalho, e nos deparamos com entrevistas, dinâmicas, é importante que sejamos nós mesmos, pois se fingirmos ser algo que não somos, primeiro, podemos ser flagrados e ai somos descartados imediatamente, segundo, e principalmente, sendo você mesmo, se sentirá mais seguro, a final não estará preocupado em passar uma imagem ilusória convincente. Essa segurança de ser você mesmo ajudará, pois você também estará preocupado com a concorrência, com o que o avaliador estará percebendo,... Então o melhor, sempre, é ser você mesmo! Relaxe, acredite em você.

Outra questão comum é a roupa. Com que roupa ir a uma entrevista de trabalho? Novamente, enfatizo a importância de se sentir um pouco mais seguro, ou seja, uma roupa adequada é aquela que lhe de conforto e ao mesmo tempo, que você avalie como bonito ou adequado a ocasião.

Dicas importantes:

- Sempre leve, em mãos, seu Curriculum Vitae, mesmo pedindo, não custa nada estar prevenido, mas só o entregue se for solicitado, outros objetos que podem ser úteis são: agenda ou um moleskine, lápis e caneta;

- Entenda que os concorrentes não são inimigos, e na maioria das vezes são pessoas como você, e podem fazer parte do seu Net Work (rede de contactos), na entrevista é uma boa oportunidade de se ampliar essa rede, pegue telefones, e mais,...

- Se for o escolhido, Parabéns! Mas se não for, não deve desistir, entenda que ninguém é melhor ou pior, simplesmente, por algum motivo alguém interpretou que outra pessoa era mais adequada ao cargo em questão.

- Oportunidades sempre vem e vão, fique atento quando elas estiverem vindo!

Boa Sorte! Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário